sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Blade Runner - The Final Cut

Na quarta-feira comprei o DVD duplo Blade Runner - The Final Cut, com uma bonita ilustração metalizada do Drew Struzan na capa.

Blade Runner Final CutBlade Runner é um dos meus filmes preferidos, e pouca gente sabe, mas existem cinco versões do filme. A mais famosa delas é aquela que foi exibida nos cinemas com narração voiceover (conhecida como Theatrical cut, é a segunda; a primeira foi uma exibição teste para o público, que tem mais de 70 diferenças com a segunda versão) e aquelas imagens verdejantes no final, que foram surrupiadas do Iluminado (se não me engano).

Existe uma versão intermediária (é a terceira, chamada de Internacional Cut) que tem um pouco mais de violência, principalmente na cena em que o vilão Roy (Rutger Hauer) encontra seu criador, e uma duração diferente. Esta não foi exibida nos cinemas americanos.
Em 1992 surgeu a versão do diretor (a quarta), sem a narração e com a cena do Unicórnio, entre outras diferenças. Mas Ridley Scott, que estava muito ocupado na época e não pode se dedicar ao filme, não ficou satisfeito com o resultado.

A versão Final (a quinta), a preferida de Ridley Scott, como a anterior, eliminou a narração voiceover e o final verdejante, além de incluir a cena do sonho do Unicórnio. Além disso, tudo foi restaurado, imagem e som estão com uma qualidade excepcional. A duração total desta versão é de 113 minutos.

Este DVD foi lançado para comemorar os 25 anos do filme. É difícil de acreditar que já se passaram tantos anos.

Entre os extras estão três faixas de comentários e o segundo DVD traz um making off, com novas entrevistas e muitas cenas inéditas.

3 comentários:

Edde Wagner disse...

Cê acredita que eu nunca assisti este filme do começo ao fim?! O pior é que sempre que assisto acho interessante, bem resolvido...Tem o Harrison Ford...
Ô rapaz, saudade daqueles papos sobre quadrinhos...

Anônimo disse...

Legal, não sabia de tantas versões assim! Pensava que essa "The Final Cut" fosse apenas uma "versão relançamento" para o DVD. O filme é fantástico, tem uma atmosfera muito legal. Não dá pra deixar de lembrar da capa do álbum Somewhere in Time do Iron Maiden, que também teve influências do filme. Se eu não me engano os shows da turnê desse album eram abertos com uma das músicas da trilha sonora do filme.

--> Grito Metal
--> MagazineMais.com
--> MetalAtitude.com

Edde Wagner disse...

Fala, hómi. Por ode andas?
Ainda nas Oropa ou em Sampa?
Manda notícias!!!
Tentei mandar um e-mail no codespoti@universohq.com, mas o e-mail voltou!
Abç.